data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal
O militar aposentado Benjamin Feltrin Netto, 82 anos, filho de Guilhermina e Pedro Feltrin, nasceu em Cruz Alta e cresceu em Palmeira das Missões, na localidade de Fazenda da Ramada. Aos 18 anos, ingressou no Exército Brasileiro.
Benjamin foi casado, por 61 anos, com a dona de casa Neli Feltrin, 77, com quem teve os filhos, Rosi, Francisco, Marilu, falecida, e Ana Claudia. Os três netos, Vanessa, Pedro Henrique e Thiago, completavam a alegria do idoso.
Em 1962, Benjamin passou a frequentar o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 20 de Setembro, em Santo Ângelo. Entre 1994 e 1995, foi presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do qual permaneceu como conselheiro benemérito. Foi, também, um dos fundadores do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, de Santa Maria.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Na Cidade Coração, Benjamin era presença confirmada nas invernadas artísticas. Além disso, tinha forte ligação com o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enarte) desde a primeira formação, conforme Ana Claudia:
- O tradicionalismo era a vida dele, tanto na parte campeira quanto artística. Nunca o vi usando calça, somente bombacha. Ele laçava muito bem e começou a trajetória no MTG declamando.
O cruz-altense, conhecido como Clarim do Rio Grande devido a habilidade com o instrumento, foi homenageado na 22ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), em 2010, em Caxias do Sul. Na mesma cidade, recebeu a Medalha Honeyde Bertussi, em 2014.
Como militar, ele se aposentou em 1984, em Santana do Livramento, quando a família se mudou para Santa Maria. Em casa, gostava de acordar cedo, tomar chimarrão e escutar as notícias pelo rádio, ainda de acordo com a filha:
- Nos filhos, o pai cultivou a essência do MTG para sempre.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Neli guarda inúmeras lembranças das muitas viagens que fizeram juntos e todos os ensinamentos do marido. Ela comenta que Benjamin era positivo, correto, sincero, pontual e organizado:
- Ficam histórias de momentos que passamos com alegria, mesmo em meio a dificuldades. Tanto no Rio Grande do Sul quanto em outros Estados, conquistamos muitas amizades com o MTG.
Para Rosi, o pai ensinou valores importantes, como responsabilidade e determinação:
- Através dele, conheci e ingressei no CTG e aprendi a honrar nossas tradições.
Benjamin Feltrin Netto morreu em 10 de maio, devido a um derrame cerebral. Ele foi sepultado, no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.